CHAMADOS P/SERVIR (seminário)

1 -  CARÁTER DO SERVO DE DEUS


Mateus 20:26-28    26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 27 e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; 28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos

Introdução:
Qualquer pessoa que deseja ser um discípulo de Jesus Cristo e trabalhar na sua obra deve entender que o Senhor designou seus seguidores como servos.
Na sociedade presente, reina no coração das pessoas uma grande ambição por ocupar as primeiras posições. Seja na área profissional, na política, no meio religioso ou em qualquer contexto da vida, a maioria sempre ambiciona poder e posições de destaque.  O que as pessoas não compreendem é que o maior líder que já existiu na terra foi também o maior servo, Jesus Cristo, o qual não fazendo caso de sua divindade, assumiu a forma de servo, se dispondo a servir na cruz do calvário, em resgate de todos, até a morte. Jesus revela através de sua vida na terra que o servir é mais importante que o liderar, e que o liderar somente é perfeito quando através da liderança se serve às pessoas que são lideradas. No reino de Deus a apuração é inversa: quem quiser ser o primeiro deve ser o último e servo de todos.

I – Nossos Dons e Talentos
  • Todos os dons vêm do "Pai das Luzes" e nos são dados para o bom funcionamento da obra de Deus, para que ao verem as nossas obras os homens glorifiquem a Deus, que está nos céus. Tg 1:17 e Mt 5:16
  • Exibições? Competições? Comparações? Rm 11:36Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois a Ele eternamente. Amém. Is 42:8-aA minha glória, pois, a outro não darei...”
  • Somos apenas instrumentos de alcance, ramos da árvore, canais, compreendendo sempre que a seiva, o poder, vêm de Deus. Não confundamos visibilidade com glorificação e louvor. João 15:4-5 – Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Sem mim nada podeis fazer
  • Somos utensílios de barro, matéria prima comum e pouco valorizada. Só o que vale é o tesouro que contemos: Cristo em nós. II Cor 4:7 “Temos, porém este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.”

II – Afinal, o que é caráter?
“As suas ações viram hábitos, seus hábitos viram seu caráter, seu caráter vira o seu destino.” Aristóteles.

Em linguagem comum o termo “caráter” descreve os traços morais da personalidade de uma pessoa, suas características pessoais e seu modo de ser, que é avaliado pela sua conduta. É o conjunto de qualidades (boas ou más) que distingue uma pessoa da outra ou as assemelha.

Caráter do velho homem – degenerado, imoral, iníquo (mau-caráter)
Caráter do novo homem em Cristo – regenerado, corrigido moralmente (o padrão do caráter perfeito é Cristo e o projeto de Deus é que as qualidades morais de Cristo, reveladas na bíblia, sejam adquiridas por nós. I Jo 2:6)

III – Santidade/frutos de Justiça/ O poder transformador do Evangelho
§         O evangelho de Jesus não é de conformação, adequação, mas de transformação. Quando Jesus nos chama a Sua santidade se confronta com a nossa impureza e imediatamente é iniciado um processo de regeneração (correção) do nosso caráter (produzir frutos de justiça). Velhos padrões de comportamento começam a ceder lugar ao padrão perfeito de Cristo, que dia após dia precisamos perseguir. I Tes 4:3 – Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da imoralidade.
§         O diabo não é mais o problema central do cristão, pois a dívida que tínhamos para ele, Cristo já pagou na cruz (Cl 2:14-15). Porém, a menos que se trave uma verdadeira guerra contra carne, muitos perderão salvação, por não renunciarem à concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. I Jo 2:16 “FAÇA GUERRA!” Na guerra contra o pecado
temos que resistir até derramar o próprio sangue, se preciso. (Hb 12:4)
§         O homem considera todos os seus caminhos retos, mas o Senhor lhe pesa o coração e o espírito. Prov. 21:2 16:2. (confrontar as nossas razões com a palavra de Deus, que é atemporal). Rm 14:22

IV – Verdadeiros servos amoldam seu caráter conforme a palavra de Deus
Dependência (Jo 15:5), Humildade (Tg: 4:10), Obediência e Submissão (Dt 28, I Cor 11:3 Pv 30:17), Verdade (MT 23:28), Quebrantamento (Sl 51:17), Estabilidade (constância) (I Cor 15:58), Diligência e não Negligência (Ec. 9:10, Mt 25:26), Fidelidade  (Ap2:10), Temor a Deus ( Ec 12:13 Prov 1:7), Misericórdia e compaixão (Mt 5:7), Excelência (faz além do exigido – Lc 17:10),  Mansidão (convivência agradável) (MT 58:5, Mt 11:29) , Moderação no falar ( Tg 1:19), Determinação e Perseverança (Lc 9:62), Paixão (o perigo do profissionalismo – Jo 4:34) e por fim, Gl 5:22.

Conclusão

Não é possível pretender servir no reino de Deus e permanecer à margem, isento de conseqüências, na zona de conforto. A obra de Deus implica comprometimento até o último fio de cabelo. O serviço cristão repercutirá na sua vida pessoal, profissional e familiar. Mudará a sua rotina, seus hábitos e implicará renúncia e entrega. (O serviço do mecânico implica se sujar de graxa). Portanto, se concluirmos que, em gratidão ao que Cristo conquistou para nós na cruz do calvário, vale a pena o nosso comprometimento por inteiro ao serviço do reino de Deus, o chamado de Deus, hoje, é para nós. E onde quer que Deus nos chame para estar, jamais nos esqueçamos de que estamos sendo chamados para servir, nada além disso, e que as recompensas, no mais das vezes não são nesta vida, mas são eternas e incomparavelmente superiores a tudo o que existe de visível aqui. Não nos esqueçamos que o privilégio é todo nosso de poder ser contado por Deus entre os que servem a Ele com alegria, independente da função que exerçamos ou do reconhecimento que tenhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário